A tag ‘bio’ deixou de ser uma raridade na cosmética. Carmen Estêvão, diretora técnica de Stanpa, a Associação Nacional de Perfumaria e Cosmética. Este sentimento é real. Por um lado, estão os números. 640 milhões de euros por Seventh Generation, fabricante de produtos de higiene pessoal ecológicos.
mas, esse ‘boom’ comercial gera uma vasto desarrumação. O defeito é que não é desse modo. Além disso, várias marcas apregoam o natural, que é a tua fórmula sem selo que o comprove. Aí vem o seguinte estorvo: a certificação. Até neste instante não existe uma legislação comum.
a começar por Stanpa estão impulsionando o consenso com a norma ISO 16.128, que visa a harmonização de critérios a grau mundial. Carmen Estêvão, ‘project leader’ dessa regulamentação. Estêvão. Ana Isabel André, diretora técnica de Papoula Bio Cosmetics, marca de segóvia, que chegou a exportar para a Itália e o Japão, concorda que a graça verde é porção de uma filosofia total. Sua ‘packaging’ é reciclável, formulado com ingredientes naturais e sua oficina segue os princípios da bio-construção.
Os oitenta referências contam com o selo de BioVida -foram os primeiros a obtê-la-, mas De André insiste em que o essencial é a segurança do objeto. Vários dos que decidem por essas marcas o executam pelo motivo de têm a emoção de que são mais cuidadosas com a pele.
- Comentário em áudio de John Moore, Glen Williamson e Dan Zimmerman
- quatrorze Truques de maquiagem pra olhos castanhos
- Zao Base de maquilhagem fluida – Pêssego Claro 710
- Aplicação de cílios postiços em grupos
- um o Uso do termo “feudalismo”
Stanpa. Os dermatologistas também não estão de acordo com uma formulação ‘bio’ seja mais do que uma usual. Constança Bahillo, da AEDV. Os amantes do orgânico não negam essa evidência científica, porém insistem em que, quanto menos contato químico se incorporar, melhor.
dessa maneira, como conclui Carmen Estêvão, “apostar na cosmética biológica necessita responder, essencialmente, a um pretexto emocional”. As organizações portuguesas de cosmética eco certificada são distribuídas por toda a geografia. Algumas são pequenas e médias organizações e se notabilizam por sua profissionalização.
na hora de obter cosmética biológica certificada é melhor recorrer a espaços especializados. Em Barcelona se descobrem Obbio, JC Apotecari e AdoniaNatur, que também possui loja em Madrid. Salões como HandMade Beauty, Escape ou The Lobby Beauty (em Madrid), o barcelonês The Pink Peony ou Le Parisien Nails Bar Valência propõem manicure ou pedicure veganas. Em Oliveras (Barcelona) corados com fórmulas orgânicas, no tempo em que que em Henna Morena apostam no alecrim, a alfazema, a henna ou o karité bio pra seus rituais capilares. 1. O vermelho ou o azul?