O Que É A Nulidade

EM Dez ANOS, aumentou em 100% o número de casamentos dissolvidos pela Igreja em Portugal. E aqueles que executam o negócio é um grupo de seletos advogados, que ganham entre 2 e cinco milhões por um procedimento pelo qual os tribunais eclesiásticos pedem só entre 80.000 e 160.000 pesetas.

a mãe, a filha, a nulidade herdada”, tem que imaginar Francisco Gil Delgado, presidente do Tribunal Eclesiástico de Sevilha, quando a viu entrar na porta de seus escritórios. Orvalho Carrasco vinha a seu escritório para interpor pedido de anulação do casamento, contra Antonio David Flores. “Estes são os casos que alimentam nossa “lenda negra”, diria pra si mesmo o juiz.

Rocío Jurado introduziu tua razão de nulidade no mês de setembro de 1993 e a aprovaram em dezoito de março de 1994. Sete anos depois, tua filha seguia o mesmo caminho e diante o mesmo juiz. Enquanto ele se aproximava pra ganhar o Orvalho Carrasco, o juiz suspirou por miúdo: “o

Se a gente soubesse! “. O que o prazeroso de d. Francisco amaria que a posição pública soubesse é que as nulidades matrimoniais não são poucas nem caras nem sequer, muito menos, só pra populares. Seu tio, comparável em escala a qualquer uma das oito territoriais em que está dividida a arquidiocese, é a encarregada da “administração da justiça eclesiástica” e dedica-se quase que exclusivamente às causas de nulidade matrimonial.

Em seus escritórios trabalham 42 pessoas e possui de um orçamento de despesas de 130 milhões ao ano, com um rendimento de 12. Os 130 milhões vão quase integralmente em pagar os salários. As receitas provenientes de certificações e taxas. “Para que nos venham falando que nós fazemos negócio com as nulidades! “, queixa-se Arnáiz. Tanto o próprio vigário judicial como os demasiado juízes eclesiásticos, todos eles doutorado em Direito Canônico e com intervalo de magistrados, ganham o mesmo salário que cada cura de Madrid (em torno de 100.000 pesetas mensais).

  • Diz: “vamos oferecer um passeio”
  • A ausência de proteção da posse intelectual
  • 1964: Visitando as estrelas. (Espanha) Diretor: Julian da Flor
  • cinco Quarta temporada:2009-2010
  • Registado em: 03 nov 2003

os 42 trabalhadores, dezessete são leigos (notários, actuários, secretarias) e todos ganham mais do que seus “patronos”. Tanto o presidente como os outros 2 irão rodando e, para evitar cada suspeita, os casos são atribuídos por sorteio. Assim de claro, clara, transparente. O funcionamento do tribunal “podes ser extrapolado pra excessivo dioceses espanholas que têm de tribunal eclesiástico”, diz Arnáiz.

No caso das nulidades matrimoniais, a justiça eclesiástica dá certo em três níveis. Portugal é o único nação do universo que julga as nulidades, em segunda instância, a tua própria Rota. Todos os outros têm que recorrer ao tribunal da Rota do Vaticano.