É um investidor de empresas de tamanho de Facebook, Dropbox, o Airbnb ou Uber e ressalta a credibilidade das habilidades tecnológicas dos profissionais que compõem uma ‘start-up’. Na hora de começar um negócio insiste em se concentrar em uma única idéia que proporcione o ‘network effect’ com os usuários. Chega com os seus óculos de sol e a sua t-shirt apertada. Suas andanças, você vai como anel ao dedo com a explicação. Ali Partovi é um investidor de start ups, entretanto o tempo fica reduzido para citar-se à tua atividade como conselheiro e investidor de organizações de tamanho de Facebook, Dropbox, o Airbnb ou Uber.
A cota dele, o que estas empresas têm em comum é que a idéia original gerava uma coisa que resolveria um defeito. “Inventaram um negócio em razão de eles precisavam de uma solução pra si e para o empreendedor tinha grandes conhecimentos de programação”, diz referindo-se ao nascimento de cada uma delas.
Depois de si, um currículo em tecnologia, como Microsof Oracle e, assim como, MySpace. E, como se não bastasse, é um dos investidores de fonte, nada mais nada menos que, em Silicon Valley. Contra o que a maioria possa sonhar, o mais considerável pra Partovi na hora de investir é avaliar as pessoas, descobrir a tua história, saber onde trabalharam ou com quem.
- 9 de março: Antonio Molina, ator e artista flamenco espanhol (f. 1992)
- 8 Reino Unido
- Que o mecanismo tenha dificuldades em tuas partições
- tecnologia vibratória, que muda a produção de isqueiros
- 1931 – Leopoldo Garcia-Asas Garcia-Argüelles
“Se deram ocasiões em que eu curti a idéia, porém a gente não era a adequada e eu comentou que não desta maneira”, diz. Coloca, tendo como exemplo, Dropbox, e garante que, se bem esteve durante muitos anos pesquisando uma idéia idêntico, havia algumas organizações que faziam o mesmo, entretanto não tinham objetos adequados. Neste significado, não se menciona tal à personalidade, apesar de que observa que é muito essencial; todavia o ponto capital está nas competências tecnológicas, ou seja, quem são os bons profissionais ou de um ótimo pc.
“A charada é que, em estágios iniciais, o único que podes verificar é a gente estabelecer uma corporação”, diz e adiciona que decidir o que é uma interessante idéia ou não, implica um ponto de sorte. “Não imagino se eu sou melhor que os outros avaliando idéias, no entanto sei que sou ótimo a avaliar as pessoas. Eu penso que é, concretamente, a habilidade mais essencial na vida”. Além do mais, é vital que a empresa se concentre numa única ideia e tirá-la adiante, “mesmo que seja mais arriscado e mais temor para quem iniciam o negócio”, aconselha. E é que, de acordo com a análise deste investidor, cada uma das organizações de sucesso do Vale do Silício nasceram de se concentrar em uma única idéia.
Partovi é mentor de Numa Barcelona, um projeto impulsionado pela mVenturesBcn e a rede de inovação francesa Numa. Nesta linha, outro dos conselhos é atingir o network effect: é quando a propriedade do serviço ou do objeto se intensifica graças ao número de freguêses que de imediato usa.