Erdoğan nasceu no distrito de Beyoğlu de Istambul, numa família descendente de imigrantes georgianos, originários de Batumi. Estudou Política e Economia da Universidade de Marmara, sempre que trabalhava como empregado numa organização de transporte e, como comerciante independente. Em meados da década de 1970, Erdoğan entrou pela organização de jovens do Partido islamista de Salvação Nacional (MSP, pela sigla turcas). Em 1998, foi sentenciado a dez meses de prisão por ter recitado publicamente um poema do poeta nacional Ziya Gökalp (“As mesquitas são os nossos quartéis, as cúpulas nossos capacetes, os minaretes nossas baionetas e os crentes de nossos soldados”). O Tribunal Constitucional turco declarou o feito como um ataque contra os princípios laicos da República e o acusou de intolerância religiosa.
No outono nesse mesmo ano, Erdoğan, retirou-se do Fazilet Partisi (partido islâmico substituto do Refah Partisi), e se pronunciou a favor de uma separação de religião e Estado. Erdoğan abandonou a ideologia abertamente islâmico e fundou em 2001, o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), e se tornou o líder do partido. O AKP saiu vencedor das eleições parlamentares de novembro de 2002, todavia Erdoğan teve que esperar diversos meses antes de poder tomar posse em seu cargo, por causa teu antecedente prisional. Em março de 2003, tomou oficialmente posse de teu cargo, sucedendo dessa maneira ao que fora logo em seguida presidente da Turquia, entre 2007 e 2014, Abdullah Gül, um dos fundadores do partido AKP.
Após mais de 11 anos como primeiro-ministro da Turquia, em 2014, se apresentou às eleições presidenciais das quais saiu vencedor, e foi proclamado chefe de Estado no dia 28 de agosto de 2014, sucedendo a Abdullah Gül. Ao assumir o cargo de Primeiro-Ministro Erdoğan ponderou que a primeira prioridade de seu governo seria a culminação do complicado procedimento de adesão do seu estado à União Europeia.
entretanto, uma instituída linha crítica identificou a relativa paralisia reformista do governo turco nos últimos anos, de forma especial a partir da terceira vitória eleitoral do partido governante. Mesmo deste modo, são capazes de constatar-se os avanços de relevância na atuação do Estado pra com os cidadãos de origem curdo (a principal etnia minoritária do nação), e bem como pela reforma do Estado.
- 1999: The Matrix
- um Terrestre 9.1.Um Rede viária principal
- 2010: Aafke van den Berg, Nico Verhart, Robert Ietswaart e Tim Baart
- Os momentos (e o tempo) em que o projeto vai gerar fluxos financeiros
- C. E. I. P. Paulo Ricart i Bonillo.[36]
- 2 Planta de Compostado de Biosólidos
- 7 Meios de intercomunicação 6.7.Um Jornais
- 1- @KRLS i @junqueras o meu/nostre President i Vice-president (exili i presó)
Erdoğan, por sua vez, criticou a conduta de Bruxelas pra Turquia, que foi qualificado em ocasiões como “jogo duplo” e até mesmo hostil. Erdoğan tem sustentado a localização da Turquia na OTAN, apesar de que não aceitou que o Exército dos EUA usou o solo de teu estado durante a Guerra do Iraque.
Esta decisão tenso das relações entre a Turquia e Estados unidos. No fim de maio de 2013 começam uma série de protestos contra a tentativa de derrubar o parque Taksim Gezi em Istambul para construir um centro comercial. Em 28 de agosto de 2014, no salão de plenos turco, foi proclamado oficialmente presidente da Turquia, acontecendo então, depois de ser eleito pela primeira vez no povo, os cidadãos, Abdullah Gül.
Como primeiro ato, condecorou a carreira política de seu antecessor, e anunciou que está por vir “uma nova Turquia”. No decorrer da tua proclamação, grupos da oposição abandonaram a sala de sessões plenárias, e também fazer, desde tuas tribunas lançamentos de materiais destinados ao recém-nomeado presidente. Em teu mandato, quer trocar a constituição pra instaurar um sistema presidencialista, que executa bem como o controle sobre o executivo.
estreito de Bósforo, em Istambul, onde os golpistas e atiraram contra os manifestantes. Nas horas seguintes, os meios oficiais informaram que diversos policiais turcos haviam parado a alguns oficiais sublevados e que pediram para que o resto se transmitir. Na madrugada do dia 16 de julho de 2016, a agência de inteligência turca (MIT) deu-se por fracassada a grua. Perto do amanhecer, o presidente Erdoğan chegou ao aeroporto de Atatürk, depois que apareceu pela televisão postando que os mentores do golpe pagariam um grande preço” por sua “traição”.
Foram presos 754 militares, incluindo oficiais de altos escalões, nas primeiras horas após a tentativa de golpe de estado e mais de vinte e cinco 000 em as seguintes semanas. O ataque dos golpistas com helicópteros de combate ao Parlamento turco deixou 12 parlamentares mortos. O evento deixou um total de 290 vítimas, dos quais quarenta e sete civis e o resto militares sublevados e policiais leais ao presidente Erdoğan.
Em torno de 1400 pessoas ficaram feridas. Em 15 de junho de 2017 Turquia encerrou a construção de um muro pela divisa entre a Turquia e a Síria, com uma extensão de 828 km em vinte de janeiro de 2018, a Turquia lançou sua segunda ofensiva militar (operação Ramo de Oliveira), no norte da Síria, pela província de Afrin, onde se encontravam posicionados por volta de 5000 militantes curdos do YPG. Erdoğan deu por concluída a ofensiva até o final de março de 2018, quando os milicianos curdos foram neutralizados ou expulsos de toda a província de Afrin.