Suporta uma quantidade muito maior de memória virtual e memória física do que é possível aos seus antecessores, permitindo aos programas armazenar grandes quantidades de dados pela memória. 86-64 também fornece registos de exercício geral de 64 bits, e algumas outras melhorias. A especificação foi formada na AMD, e vem sendo implementada na AMD, Intel, Via e outros. É completamente compatível com o código x86 de dezesseis e 32 bits. Após a publicação, AMD chamou de “AMD64”. A Intel inicialmente usou os nomes IA-32e e EM64T antes de usar o “Intel 64” para a tua implementação. O processador AMD K8 foi o primeiro a implementar essa arquitetura; foi o primeiro a fazer um agregado considerável pra arquitetura x86 criada por outra corporação que não era da Intel.
a Intel se viu forçada a seguir o seu exemplo e lançar uma família Xeon modificada a qual era totalmente compatível em software com a especificação e o projeto da AMD. Via Technologies apresentou o x86-sessenta e quatro na sua arquitetura Via Isaiah com o Via Nano.
- Preparada com um propósito interessante e determinante
- Criar e demolir processos
- 2017 – Fellow of the Association for Computing Machinery, classe de 2016. [10]
- oito breves histórias que revelam que ainda existe gente bacana por esse mundo
- RAM do Z80: 2 KB[6][7]
- Números em ponto flutuante: float, double, long double
- Caryn Mandabach (AB 1970): Vencedor do Prêmio Emmy, produtor do Cosby Show[2]
A descrição x86-64 é distinto da arquitetura do Intel Itanium (antigamente “IA-64”), a qual não é compatível com o jogo de instruções nativo da arquitetura x86. Trata-Se de uma arquitetura construída originalmente pela AMD pela arquitetura x86, e implementada ante o nome de AMD64. O primeiro processador (pra computadores pessoais) com suporte pra este conjunto de instruções foi o Opteron, lançado em abril de 2003. Posteriormente, foi implementado em algumas versões do Athlon 64 e posteriores. A empresa Intel construiu uma arquitetura compatível com o nome Intel sessenta e quatro (em um momento anterior EM64T).
A qual tem sido usada no Pentium quatro e posteriores microprocessadores da companhia. Novos registros. O número de registos de exercício geral foi aumentado de 8 em processadores x86-trinta e dois a 16, e o tamanho de todos esses registros aumentou de 32 bits para sessenta e quatro bits. Além do mais, o número de registros MMX de 128 bits (usados pras instruções estendidas SIMD) aumentou de 8 pra 16. Os registros adicionais aumentam o desempenho. Espaço de endereçamento superior.
Por causa arquitetura de sessenta e quatro bits, a arquitetura AMD64 podes endereçar até dezesseis exabytes de memória. Futuras implementações da arquitetura AMD64 poderá fornecer até dois exabytes de memória acessível. Se a paginação de memória for usado corretamente, os sistemas operacionais de trinta e dois bits são capazes de ter acesso a outras das extensões de endereço físico sem ter que realizar a efetivação no modo comprido (long).
Instrução de acesso a dados relativa ao ponteiro: As instruções são capazes de de imediato fazer referências relativas ao ponteiro de instruções RIP (registo). Isso permite a constituição de código independente da posição que permite um código muito mais produtivo em bibliotecas execuções e código carregado em tempo de realização.
Chamadas ao sistema mais rápidas. Instruções SSE. A arquitetura AMD sessenta e quatro adiciona as extensões Intel SSE e SSE2, as mais recentes cpus adicionam as instruções SSE3 e alguns assim como as SSE4. Também são suportadas as instruções do x86 e MMX.
Bit NX. O bit NX é uma característica do processador que permite ao sistema operacional proibir a efetivação do código na área de detalhes, melhorando a segurança. Esta funcionalidade está disponível no jeito de 32 bits e de 64 bits, e é suportada pelo Linux, Solaris, Windows XP SP2, Windows Server 2003 SP1.
uma vez que o conjunto de instruções é o mesmo, não há uma penalização significativo pela realização do código x86. Isso não acontece pela arquitetura Intel IA-64, onde as diferenças no ISA subjacente que envolvem a execução de código de trinta e dois bits equivale a usar um processador inteiramente desigual.
Em todo o caso, AMD 64, as aplicações de 32-bit x86 são capazes de ainda beneficiar de um apoio para 64 bits. Os registros adicionais disponíveis no código de 64 bits, são capazes de ser utilizados por um compilador de grande nível para a otimização. Usando o jeito alongado, um sistema operacional de sessenta e quatro bits podes executar aplicativos de 32 bits e sessenta e quatro bits simultaneamente.